• João Paulo Campos Cardoso

Vida profissional versus pessoal: como ter equilíbrio?

Passamos a maior parte do tempo em nosso ambiente corporativo e agora durante a quarentena carregamos todo trabalho para dentro de casa. A constante busca pelo sucesso profissional sempre foi um dos fatores que trazem efeito reverso ao objetivo. O esforço, a dedicação e as horas extras frequentes podem gerar uma carga pesada de estresse e, consequentemente, prejudicar seu desempenho.







Consequências da falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional


Sem equilíbrio é impossível ser bem-sucedido nas duas áreas da vida. A falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode causar grandes danos físicos e psicológicos. Além disso, esse desequilíbrio influi problemas em um dos dois extremos: pessoal ou profissional.


A vontade de construir uma boa vida financeira e a paixão pelo trabalho não podem tomar frente a saúde e qualidade de vida. Algumas consequências podem ser permanentes, por isso, é importante tratar a raiz do problema no início e evitar o agravamento.

Ainda bem, que o que temos visto é a mudança constante do perfil do trabalhador nos dias de hoje e, cada vez mais, a qualidade de vida e o equilíbrio são fatores buscados pelos que desejam alcançar níveis altos de satisfação. A concepção de equilíbrio pode ser diferente para cada pessoa, mas existem 4 pilares que precisam ser fortalecidos e viver em harmonia:

  1. Saúde;

  2. Família;

  3. Financeiro;

  4. Relacionamentos.

Para que a sua vida pessoal e profissional sejam organizadas da melhor forma possível, sem que uma prejudique a outra, é preciso planejamento. Uma boa administração do tempo é essencial para quem deseja alcançar a estabilidade. No entanto, seu planejamento deve ser realista, ou seja, aplicável a sua rotina. Confira a seguir algumas dicas simples que podem ajudar você a encontrar o ponto de equilíbrio:

1° Aprenda a estabelecer prioridades;

Para fazer boas escolhas em relação ao tempo, você precisa saber quais são as suas prioridades em cada etapa da vida, da mesma forma que um viajante deve saber qual é o seu destino. Assim, poderá dar preferência para atividades que contribuam com seu objetivo ou recusar aquelas que possam te afastar dele.


2° Aproveite seu tempo livre;

Planeje-se para ocupar seu tempo com que realmente tem valor e lhe dá prazer. Isso pode ajudar a aliviar todos os problemas físicos e psicológicos, além de ser revigorante. Divirta-se, cuide da saúde, passe tempo com amigos e familiares, pratique seu hobbys, leia, estude e passe um tempo sozinho.


3° Não leve trabalho para casa;

Nos dias atuais, estabeleça horários de trabalho e mantenha rotina.


4° Seja paciente, busque aperfeiçoar e encontrar o equilíbrio.

O equilíbrio desses pontos exige muito esforço e disciplina de todos os indivíduos, por isso, procure aperfeiçoar-se constantemente e tenha em mente que é gradativamente que as mudanças acontecem. Além disso, respeite seu tempo!


Se você está em busca do equilíbrio entre vida pessoal e profissional, siga essas dicas. Caso seja um gestor e esteja enfrentando esse problema na sua empresa, invista em práticas para motivar os colaboradores, para isso, conte com nossa ajuda.


Aproveite para deixar o seu comentário abaixo e compartilhar o artigo com os seus amigos que também estejam em busca de uma vida mais equilibrada.

11 visualizações

© 2018 PRUDEM COACHING FOR YOU
CNPJ - 23.866.000/0001-74

PRUDEMCOACHING@GMAIL.COM

Av.Itália, Cariru, n° 3238,

Ipatinga/MG - CEP 35160114

TEL: (31) 3668-5164