• João Paulo Campos Cardoso

Por que a TESLA tem um valor de mercado tão alto?

Desde a sua fundação, em julho de 2003, a Tesla tem movimentado o mercado de automóveis no mundo todo. Sob o comando de Elon Musk a empresa se tornou sinônimo de uma nova era.


“Inovação, tecnologia e carros à frente de seu tempo. Com Musk no comando, a empresa tem bom marketing e presença na mídia”, explica Milad Kalume Neto, gerente da consultoria automotiva Jato Dynamics.





Porém, mesmo com tantos pontos favoráveis, a empresa sofreu ao longo dos anos com promessas não cumpridas, dificuldade de escala na produção e até mesmo com regulação, chegando a registrar no ano de 2019 um prejuízo de US$ 702 milhões.


No entanto, quando analisamos o número de veículos vendidos x o valor de mercado das empresas, o desempenho da Tesla é ainda mais impressionante. A Toyota, que vale o dobro da Tesla, vendeu 27 vezes mais veículos no ano passado. Enquanto a empresa de Elon Musk entregou pouco mais de 367 mil carros, a empresa japonesa ultrapassou a marca dos 10 milhões de unidades entregues.


Apesar do número “baixo de vendas”, o ambicioso (às vezes, até demais) e midiático, Musk aposta no envio ao homem para colonizar Marte, investe pesado em energia solar e vende protótipos de veículos que ultrapassam os 400 quilômetros por hora. Por isso, para nós é isso que faz com que a Tesla tenha um alto valor no mercado.


Explicando melhor, achamos que a empresa não pretende ser a montadora do presente e nem do futuro. Ela deseja criar uma solução energética sustentável: o carro é apenas um dos componentes do modelo de negócio por ela proposto.

É a energia produzida domesticamente, que suprirá as necessidades da família, mas que também alimenta a bateria, que por sua vez garantirá a mobilidade do carro. Nisso ela não tem concorrentes!


Analisamos e enxergamos a Tesla como uma empresa de energia e tecnologia. Assim como é possível ver a Uber como uma empresa de logística e Airbnb como hospedagem. A famosa economia conectada, que já citamos aqui no blog.


Você concorda com esse artigo? Tem mais algum ponto acrescentar? Deixe seu comentário aqui e não esqueça de compartilhar essa informação!

16 visualizações

© 2018 PRUDEM COACHING FOR YOU
CNPJ - 23.866.000/0001-74

PRUDEMCOACHING@GMAIL.COM

Av.Itália, Cariru, n° 3238,

Ipatinga/MG - CEP 35160114

TEL: (31) 3668-5164