• João Paulo Campos Cardoso

O que aprendi com o filme: Mudança de hábitos?

Atualizado: Jun 11

Oh, Happy Day ♪♫


Quem não lembra desse filme da sessão da tarde? Dá até uma nostalgia. Né, minha filha?! Mudança de hábito é um filme de comédia musical, que conta a história de uma cantora de boate forçada a se juntar a um convento de freiras, após presenciar um crime e ser colocada num programa de proteção à testemunhas.




Durante todo o filme, a cantora usa sua sabedoria para fazer as pessoas à sua volta refletirem sobre seus atos, crenças e até valores. Além disso, notamos que todo ambiente passa por mudança de hábitos e adaptações. Afinal, são culturas diferentes passando a conviver diariamente.

Além dessa lição, é possível notar um aprendizado sobre lideranças. Por ser um convento tradicional e comando por um freira mais conservadora, nota-se a diferença entre uma liderança formal, para uma informal, que é introduzida pela nova personagem. Exemplo: A cantora por ser bem relacionada e trazer ideias inovadoras, conquista a simpatia das outras freiras, já a Madre superiora não tem o carisma necessário para isso.


No convento existe um coral – péssimo, daqueles que até o padre tem vergonha de apresentar aos domingos e a cantora chega trazendo seu talento musical e organiza o coral bem bonitinho. As freiras a levam a sério, comprovando novamente a liderança informal que ela possui. Neste caso, a liderança informal a levou a assumir um cargo de liderança formal. No primeiro domingo do ‘novo coral’, todos notam a diferença. Porém, a madre superiora não gosta. Acha muito ousado e está pronta para dar uma lição, quando o padre entra e diz que adorou a apresentação, e se diz ansioso pela próxima apresentação.


Trazendo para o campo empresarial, lembramos daqueles que ocupam cargos de liderança, mas, na verdade, não possuem o conhecimento necessário para isso. Neste caso, ele mais atrapalham do que ajudam a sua equipe, deixando todos frustrados, já que, os resultados não são os esperados. Podemos encarar o padre como o presidente da empresa, ou um conselheiro. É alguém que não participa diretamente na rotina, mas cuja opinião vale muito. Então, podemos concluir que se adaptar a novas ideias, ter novos hábitos e inovar se faz sempre necessário.


Gostou? Deixe sue like, seu comentário e compartilhe com os amigos. Ah, não deixe de assistir o filme novamente e observe os aspectos que apontamos aqui.

16 visualizações

© 2018 PRUDEM COACHING FOR YOU
CNPJ - 23.866.000/0001-74

PRUDEMCOACHING@GMAIL.COM

Av.Itália, Cariru, n° 3238,

Ipatinga/MG - CEP 35160114

TEL: (31) 3668-5164