• João Paulo Campos Cardoso

DICAS RÁPIDAS PARA ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

A chance de seu negócio dar certo ao longo dos anos é diretamente proporcional ao quanto você estuda e entende sobre empreender. Separei os principais pontos que qualquer pessoa precisa saber antes de fazer o primeiro empreendimento.

AUTOCONHECIMENTO


É necessário saber quais são os papéis que o empresário terá que exercer como dono de uma empresa. Ele pode se encaixar em várias funções; pode ser quem vai tomar as decisões e definir o direcionamento do negócio, pode atuar mais como gestor, administrando a empresa, ou ainda como operador, executando o trabalho em si. Apesar, de sabermos que no inicio, o micro empreendedor precisa cumprir todas essas funções de uma vez.


Por isso, é importante definir as principais habilidades para começar a estruturar o negócio e perceber que tipo de parceiros irá precisar, quais conhecimentos precisar ampliar seus estudos e como vai organizar seu tempo.


O autoconhecimento é crucial no momento de montar um negócio e quanto mais cedo se conhece as habilidades e características, mais rapidamente irá se testar e, em caso de algum equívoco, promover a correção de forma mais ágil. Como diz Tom Peters, um dos gurus da gestão de empresas, “Teste rápido, falhe rápido e ajuste rápido”.

O QUE É O SEU NEGÓCIO?


Abrir um negócio próprio não é simplesmente escolher uma loja em um local aleatório, vender coisas de que você gosta e ver se dá certo. É necessário entender o nicho, conhecer bem o produto ou serviço e sentir familiaridade com o que vai trabalhar.


Quando não se tem firmeza e confiança naquilo que vende, a insegurança fica nítida e isso acaba passando uma imagem para o comprador de que talvez aquele não seja o melhor lugar para fazer compras.


Se dominar seu nicho, tenha certeza de que seu concorrente vai fazer isso e vai acabar deixando você para trás. Grande parte da venda acontece na hora das explicações e da persuasão do vendedor, isso te explico melhor no meu curso de vendas.

A ESCOLHA DO LOCAL


De que adianta o aluguel de uma loja que caiba no seu bolso se não tem onde o cliente estacionar para fazer as compras? De que serve uma loja bonita e bem decorada se fica muito distante do local onde os seus clientes frequentam? A minha dica, é que antes de definir a localização dos eu negócio, é que faça uma pesquisa de mercado na região em que você deseja atuar.







TENHA CAPITAL DE GIRO

Já ouviu falar sobre reserva de emergência? É um valor que você deve ter para garantir suas despesas mensais caso venha a ter algum tipo de emergência, como perder o emprego, ficar doente, sofrer algum acidente etc.


O conceito de capital de giro é muito similar, só que é voltado para os negócios. Esse é um valor que deve suprir todas as despesas e obrigações da empresa por um tempo. É interessante que tenha o valor de 6 meses dos gastos da empresa como capital de giro, pois assim você terá um fôlego caso seu negócio não vá tão bem ou surja um imprevisto, como está sendo o caso do coronavírus, que fechou todos estabelecimentos por tempo indeterminado.

O capital de giro inicial necessário vai depender do tipo de empresa. No caso de uma prestadora de serviços, dependendo do serviço, você pode oferecer de casa, usando muitas vezes a mesma linha telefônica, aparelhos e estrutura já existentes, o que reduz muito os custos. Para uma indústria, já é necessário um investimento maior, com aluguel de galpão, máquinas, etc. Um comércio já vai exigir o aluguel de um ponto, iluminação, ar condicionado, um ambiente favorável para receber a clientela e, normalmente, tem o estoque. Tudo deve ser considerado e colocado em uma planilha, dependendo do tipo de negócio.

Além disso, criei uma reserva mínima para dar início ao negócio. Por mais bem estruturado que o empreendimento esteja, dificilmente funciona como o planejado. É mais ou menos como em uma obra; sempre se gasta mais do que se imagina. Esse capital de reserva vai ajudar a resolver os imprevistos e diminuir os riscos de abrir uma empresa. Esse imprevistos sempre acontecem nessa fase de criação do negócio. Trabalhar com cautela para suprir cenários mais pessimistas faz com que o negócio esteja sempre preparado para enfrentar percalços.


CAPACITE-SE

Você não precisa fazer um curso, uma pós-graduação para estudar sobre administração e vendas. Hoje em dia é muito fácil encontrar várias entidades e escolas que auxiliam o micro e pequeno empresário na gerência de seus negócios.


É possível fazer cursos rápidos ou contar com a ajuda de especialistas de diversas áreas que vão orientar você quanto a prosseguir com cuidados administrativos, de precificação e até mesmo de vendas do seu empreendimento. Um ótimo lugar para procurar por esse tipo de serviço é a PRUDEM, que consegue te auxiliar tanto na parte profissional quanto pessoal.



Abrir um negócio próprio vai muito além do que simplesmente ter o dinheiro para abrir uma loja, gostar do produto ou querer ganhar dinheiro de maneira independente. Levando em consideração todos esses pontos, tenha certeza de que o sucesso do seu negócio será uma realidade.

13 visualizações

© 2018 PRUDEM COACHING FOR YOU
CNPJ - 23.866.000/0001-74

PRUDEMCOACHING@GMAIL.COM

Av.Itália, Cariru, n° 3238,

Ipatinga/MG - CEP 35160114

TEL: (31) 3668-5164