
João Paulo Campos Cardoso
Conquistando os primeiro passos da liberdade financeira!
Conquistar a liberdade financeira é algo desejado por muitos, mas sabemos que não é tão fácil quanto imaginamos. Entretanto, é dando pequenos passos que tudo se torna possível.
E são nesses passos que queremos te ajudar!
Bora começa? Leia os passos a passos abaixo e comece hoje mesmo a realizar suas primeiras conquistas.
PRIMEIRO PASSO:
A primeira coisa a se fazer é organizar as ideias, por isso, pegue uma folha em branco e coloque os seguinte tópicos: a Data, O Que, Onde, Quanto e Como. Separe por colunas!
Se preferir, você pode imprimir nosso modelo pronto, que está disponível neste link!
A partir de agora essa planilha deverá te acompanhar por aonde você for. Afinal, você vai precisar anotar cada gasto a partir de agora! Mas calma, a gente vai chegar lá...
SEGUNDO PASSO:
Agora é a hora de começarmos a visualizar a sua situação financeira!
Anote primeiramente os gastos que você já sabe que vai ter, ou seja, os gastos fixos. EX: aluguel, financiamento, contas, investimentos.
Depois de anotar seus gastos fixos, some tudo.
Pronto! Agora você já sabe o quanto do seu dinheiro está comprometido nesse mês!
TERCEIRO PASSO:
E agora?
Esse é o momento que você descobre quanto tem de fato para gastar fora do valor já comprometido no mês. Ou seja, calcule o valor do quanto você vai ganhar no mês menos o que já está comprometido.
O resultado é o quanto você tem pra viver nesse mês.
QUARTO PASSO:
É necessário disciplina diária, e durante 30 dias, você irá anotar todos os gastos, exatamente do jeito que a tabela foi montada: quando gastou, no que, onde foi a compra, quanto custou e a forma de pagamento.
QUINTO PASSO:
Ao final do mês, você irá observar e separar os itens da sua tabela por categoria, ex: alimentação, saúde, educação...
Além de também calcular quanto gastou para cada área da sua vida.
SEXTO PASSO:
Em busca da liberdade financeira, é chegada a hora de colocar metas de redução de gastos para cada categoria do passo a passo anterior. E ao final do próximo mês, você irá pegar toda economia e investir em algo que te gere um retorno financeiro. EX: poupança, tesouro direto, comprar materiais para produzir e vender algo que lhe gere lucro, etc.
Por quê? Porque assim você tem controle dos seus gastos e consegue ver pra onde seu dinheiro tá indo. E mais, consegue economizar e trazer novas fontes de renda.
Gostou? Compartilhe e deixe seu comentário!